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COMO O MERCHANDISING É APLICADO NO TRADE MARKETING

O merchandising é uma ferramenta essencial utilizada pelo Trade Marketing. Quer entender de forma clara e objetiva como isso acontece? Então continue a leitura!


O QUE É TRADE MARKETING?

Trade Marketing é uma estratégia de marketing B2B, que consiste em uma série de técnicas e procedimentos que tem por objetivo potencializar as vendas do negócio através de uma melhor experiência de compra para os shoppers.

Essa estratégia faz com que o público-alvo visualize adequadamente os produtos na loja, gerando mais e mais vendas.

Toda empresa que possui PDVs deve fazer Trade Marketing para garantir que os produtos estejam devidamente expostos de maneira que faça sentido para a empresa e, principalmente, para os shoppers.


O QUE É MERCHANDISING?

É uma estratégia de marketing formada por um conjunto de ações, técnicas e materiais promocionais que tem por objetivo dar uma melhor e maior visibilidade aos produtos no ponto de venda (PDV) na intenção de despertar no shopper a vontade de adquirir os produtos. Podemos dizer que o Merchandising é “um braço do Trade Marketing”, pois muitas estratégias de TM são traçadas junto às de Visual Merchandising.


COMO O MERCHANDISING É APLICADO NO TRADE MARKETING?

No Trade, todas as estratégias de marketing estão voltadas para chamar a atenção do shopper e gerar vendas, no entanto, as ações específicas para influenciar o comportamento do consumidor são as ações de MERCHANDISING. Entenda: essas ações devem despertar no consumidor um sentimento, não a pura vontade de comprar — a vontade de comprar passa, o sentimento conecta.

Existem alguns tipos de merchandising utilizados no Trade Marketing, sendo os principais:

  • MERCHANDISING NO PDV: apesar do nome, essas ações ocorrem fora dos PDVs e tem o intuito de fidelizar o cliente o fazendo se lembrar da marca (exemplo: brindes em eventos).

  • MERCHANDISING DE ATRAÇÃO: consiste na experiência envolvendo a marca, não tem tanto a ver com o produto em si (exemplo: experiências sensoriais, envolvendo aromas, gostos, sons, texturas, etc).

  • MERCHANDISING EDITORIAL: sabe quando você reconhece uma marca em algum filme, novela, videoclipe? Isso é um merchandising editorial.

  • VITRINISMO: sabia que de acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, a vitrine pode ser responsável por mais da metade das vendas de um PDV? O Vitrinismo consiste em montar uma vitrine que atraia o shopper a entrar na loja (boa seleção de produtos, bom posicionamento, boa iluminação, cores, decoração, etc).

  • EXIBITÉCNICA: consiste em utilizar apenas recursos visuais para atrair o shopper para determinado produto (exemplo: produtos empilhados no formato de árvore de Natal, próximo ao fim do ano).

  • MERCHANDISING POR ORGANIZAÇÃO: consiste no posicionamento estratégico dos produtos (exemplo: produtos que geram mais receita, ganham mais destaque na prateleira).

  • MERCHANDISING POR CATEGORIAS: consiste na distribuição estratégica e categorizada das gôndolas e dos produtos nelas expostos.


CONCLUSÃO

Trade Marketing é um movimento que funciona bem em empresas de todos os portes. Não importa se você é um pequeno varejista ou um grande atacadista, com uma boa estratégia de trade, suas vendas irão decolar! É um investimento que você faz no crescimento do seu negócio. Mas, veja bem: não confie em qualquer pessoa para traçar essa estratégia para você. Faça o Trade Marketing do seu negócio com quem entende do assunto!

Oferecemos aos nossos clientes um mix de serviços que permitirão que seus objetivos sejam atingidos. Quer vender mais? Vamos fazer você vender mais — seja através dos nossos serviços em Trade Marketing ou em Comunicação. Nossa equipe de profissionais está pronta para traçar a melhor estratégia para o seu negócio operar em alta performance.

Dúvidas? Estamos à disposição! Entre em contato conosco.


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