Trade Marketing é algo que, quando bem planejado, pode trazer enormes resultados! Quer entender melhor o que é Trade Marketing e como realizar um planejamento assertivo? Vamos responder tudo isso e mais um pouco logo abaixo. Continue a leitura e tire essa dúvida de vez!
O QUE É TRADE MARKETING?
Trade Marketing é uma estratégia de marketing B2B, que consiste em uma série de técnicas e procedimentos que tem por objetivo potencializar as vendas do negócio através de uma melhor experiência de compra para os shoppers.
Essa estratégia faz com que o público-alvo visualize adequadamente os produtos na loja, gerando mais e mais vendas.
Toda empresa que possui PDVs deve fazer Trade Marketing para garantir que os produtos estejam devidamente expostos de maneira que faça sentido para a empresa e, principalmente, para os shoppers.
Só existe um porém: para as ações de Trade Marketing surgirem efeito é preciso de estratégia, ou seja, planejamento.
POR QUE PLANEJAR O TRADE MARKETING?
Quando você planeja como fazer algo — independente do que seja — você põe uma meta e traça todas as etapas que precisam ser percorridas para que essa meta seja batida, isso lhe mantém no foco e diminui as chances de erros ocorrem no meio do caminho. O planejamento também lhe permite não só traçar um caminho claro para o objetivo final, mas também o caminho mais inteligente, já que você tem a chance de estudar bem seu mercado e entender melhor as tendências e necessidades do seu público-alvo.
Um Trade Marketing planejado é um Trade Marketing de sucesso!
COMO REALIZAR UM PLANEJAMENTO DE TRADE MARKETING ASSERTIVO EM 5 PASSOS:
Pesquise o mercado
Para um planejamento assertivo você precisa saber quem são seus concorrentes, como você irá se diferenciar deles, quem é seu público-alvo, quais as necessidades desse público etc. Todas essas respostas podem ser conseguidas das mais diversas formas, dentre elas participando de eventos de negócios e monitorando as tendências online.
Estabeleça metas
Onde você quer chegar? Quanto você vai investir para isso? Em quanto tempo você pretende realizar cada meta que estabeleceu? Quais são as metas a longo, médio e curto prazo?
Padronize as ações de branding e merchandising
É preciso que o cliente reconheça, se identifique e confie na marca, portanto, a forma como ela é exposta no PDV será tão importante. É preciso que esse reconhecimento mexa com lado emocional — “eu vou comprar isso aqui porque eu confio”.
É interessante que você defina uma linguagem clara no que diz respeito a:
Layout;
Mix de produtos que serão expostos;
Materiais de divulgação;
Degustação.
Determine um padrão de lojas que irão expor os produtos
Não distribua seus produtos de qualquer jeito, isso não funciona. Estude o mercado e defina um padrão de lojas adequadas para expor seus produtos. Dessa forma, você atingirá clientes muito mais qualificados e terá uma chance de venda muito maior.
Defina métricas para acompanhamento
Não adianta de nada fazer todo o planejamento e não acompanhar o desempenho dessa estratégia montada. E a melhor forma de fazer esse acompanhamento é através da análise de métricas! Confira algumas das principais para você analisar:
Quantidade e frequência de visitas dos promotores de vendas ao PDV;
Volume de vendas inacabadas por indisponibilidade do produto;
Lucratividade;
Ticket Médio;
Preço;
Mix de produtos.
CONCLUSÃO
Faça o Trade Marketing do seu negócio com quem entende do assunto!
Oferecemos aos nossos clientes um mix de serviços que permitirão que seus objetivos sejam atingidos. Quer vender mais? Vamos fazer você vender mais — seja através dos nossos serviços em Trade Marketing ou em Comunicação. Nossa equipe de profissionais está pronta para traçar a melhor estratégia para o seu negócio operar em alta performance.
Dúvidas? Estamos à disposição! Entre em contato conosco.
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