Já ouviu falar que um gesto vale mais que mil palavras? Pois bem, a organização dos produtos no seu ponto de venda segue a mesma lógica. As pessoas não têm tempo de serem convencidas com longos discursos e promessas vazias, então você tem que convencê-las através do que elas captam de imediato: a sua imagem, ou melhor, a imagem da sua loja. Quer entender melhor do que estamos falando? Então continue a leitura!
O QUE É VISUAL MERCHANDISING?
O visual merchandising trata-se da exposição adequada e estratégica dos produtos no ponto de venda, fazendo com que o shopper cogite fazer a compra mesmo de produtos que não tinha a intenção de comprar previamente. Segundo a própria Associação Americana de Marketing, uma das associações profissionais mais respeitadas em todo o mundo, definiu que a persuasão é intrínseca ao visual merchandising, sendo o foco dessa estratégia chamar a atenção dos consumidores por meio do apelo visual e do despertar de sensações no processo de compra.
O seu cliente tem uma experiência exclusiva com sensações diferenciadas e, é claro, positivas ao comprar na sua loja? Então quer dizer que seu merchandising está com tudo! Mas, se esse não for o caso, se liga nas dicas que separamos logo abaixo.
COMO TRABALHAR O VISUAL MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA?
Se tem um desafio que a Era Digital trouxe para os varejistas foi o de captar a atenção das pessoas — a população em geral se tornou muito dispersa com o uso constante dos smartphones e principalmente das redes sociais. Como atrair o olhar de um público que só dá atenção às telas? Nós respondemos:
COLOQUE-SE NO LUGAR DO CONSUMIDOR: quando você conhece seu cliente você sabe o que é mais importante para ele. São promoções? Personalização? Variedade? Custo-benefício? Isso deve ser levado em consideração, principalmente porque o espaço que você tem para converter uma venda é limitado, então deve ser bem aproveitado.
INVISTA EM UMA BOA ILUMINAÇÃO: qual olhar não se atrai a uma iluminação impactante? Nós, humanos, somos atraídos pela luz. Portanto, os produtos — e o ponto de venda em si — devem estar bem iluminados, tanto para facilitar a visualização quanto para atrair o olhar do shopper.
DEFINA BEM QUANTOS E QUAIS PRODUTOS EXPOR: este tópico é muito importante, pois, se você decidir colocar diversos itens na gôndola, passará ao consumidor a mensagem de variedade + custo-benefício; enquanto, se você expor poucos produtos, passará a mensagem de produtos selecionados e de maior qualidade.
MANTENHA O LOCAL LIMPO E ORGANIZADO: a sujeira e a bagunça afastam, portanto, cuide para que os produtos estejam sempre limpos e organizados para passar a mensagem de que você se importa e cuida do seu negócio.
DÊ UMA ATENÇÃO ESPECIAL AO CENTRO DAS GÔNDOLAS: naturalmente, o ser humano dá mais atenção ao centro das imagens — o que está no meio se destaca em relação ao que está nas extremidades e nas gôndolas isso não é diferente. Portanto, coloque no meio da gôndola ou vitrine aqueles produtos que você mais quer divulgar.
Coloque essas dicas em prática depois nos conte o resultado!
POR QUE TRABALHAR O VISUAL MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA?
Ainda não se convenceu da importância do visual merchandising? Vamos te dar três excelentes motivos para trabalhar essa estratégia no seu ponto de venda:
Aumenta a satisfação dos clientes;
Fortalece a sua marca;
Melhora seu posicionamento no Mercado.
CONCLUSÃO
Não importa se você é um pequeno varejista ou um grande atacadista, com certeza o seu negócio irá se beneficiar de uma boa estratégia de visual merchandising! É um investimento que traz retorno em pouco tempo. Mas, veja bem: não confie em qualquer pessoa para traçar essa estratégia para você. Faça o visual merchandising do seu negócio com quem entende do assunto!
Oferecemos aos nossos clientes um mix de serviços que permitirão que seus objetivos sejam atingidos. Quer vender mais? Vamos fazer você vender mais — seja através dos nossos serviços em Trade Marketing ou em Comunicação. Nossa equipe de profissionais está pronta para traçar a melhor estratégia para o seu negócio operar em alta performance.
Dúvidas? Estamos à disposição! Entre em contato conosco.
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