O cliente quer tudo nas mãos? Quer sim! Ninguém gosta de se esforçar demais para comprar algo. Mas, como o Trade Marketing pode auxiliar nisso dentro do varejo? Sabemos que o desdobramento da estratégia acontece no ponto de venda, mas a contribuição do trade marketing ainda é pouco explorada no lado varejista.
Apesar disso, sempre há uma saída. É o caso da Amazon Go. Quem pôde acompanhar a inauguração da primeira loja física da Amazon, deve concordar com isso. Dilip Kumar, vice-presidente de tecnologia da gigante, diz que a experiência foi desenvolvida para que justamente os clientes não tenham qualquer esforço.
É importante destacar aqui que o varejista precisa ter uma visão menos empírica da execução. Quem afirma isso é Artur Illiano, consultor de ponto de venda, tendo em sua bagagem passagens pela GPA, Makro e indústrias do segmento de bebidas. O executivo defende seu posicionamento em relação às ações do trade no varejo.
“O que será que a concorrência faz para conseguir um movimento tão forte? Essa é uma das primeiras reações do varejista quando os negócios não saem como o esperado. Antes de olhar para o terreno do vizinho e sonhar com novos clientes, o varejista precisa entender o cliente que visita a sua loja”, afirma Artur Illiano.
Como driblar os desafios do Trade Marketing no varejo?
Se você é um varejista e ainda não possui trade, entenda que agora está tendo a oportunidade de dar um start nessa estrutura. A gestão precisa se apropriar do relacionamento e da expertise da indústria. Dessa forma, será criada uma subárea, ligada a compras ou marketing. Vamos perceber essas três dicas de Artur Illiano.
Vai usar um caso de sucesso? Pense no público.
Entenda que não adianta nada utilizar um exemplo de uma grande rede se você caso você esteja propondo uma ação para um mercado de vizinhança, por exemplo. Então, se você for usar um caso, ele precisa ter o mesmo perfil e o mesmo público, certo?
Ouça e entenda o seu cliente
É necessário compreender a realidade do varejista. Aceite o fato que ele pode não fazer ideia do que é trade. Por este motivo, escute-o com atenção e tome nota de cada detalhe que possa influenciar na ação planejada.
Fale a língua do cliente
Por fim, lembre-se que é preciso falar a língua do seu cliente. Muitas vezes o setor de indústria apresenta uma enxurrada de slides e começa jorrar palavras em inglês. Isso resulta no não entendimento do varejista. Se o cliente é simples e não entende o que você está falando, você não vai fechar o negócio.
A NeoDuo sugere a você, caro leitor interessado em subir de nível, que inicie essa jornada por uma categoria que agregue valor, e que não seja destino. Entenda que pode ser arriscado demais mudar a estratégia para uma categoria pela qual você é reconhecido. Se sente dificuldade de realizar sozinho, a NeoDuo oferece serviços que vão te ajudar a avançar nessa jornada. Entre em contato com a gente.
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