Se você possui uma loja ou indústria, provavelmente já considerou aplicar Trade Marketing no seu negócio. Talvez tenham lhe recomendado Merchandising ao invés de trade marketing. Aí, pronto, a confusão foi feita. “Trade Marketing ou Merchandising? Qual é melhor? Quais são as diferenças de cada um? Preciso fazer os dois?” Calma! Essa dúvida é genuína, ainda mais porque entender o significado de cada uma dessas estratégias e suas aplicações é fundamental para o sucesso e prosperidade do seu negócio. Vamos responder tudo isso e mais um pouco logo abaixo. Continue a leitura e tire essa dúvida de vez!
O QUE É TRADE MARKETING?
Trade Marketing é uma estratégia de marketing que visa a comunicação e a organização estratégica dos produtos nos canais de venda, tendo como foco os Pontos de Venda (PDV), sejam lojas do varejo e/ou atacado.
Essa estratégia faz com que o público-alvo visualize adequadamente os produtos na loja e, dependendo do objetivo do empresário, pode impulsionar a venda de certos produtos específicos.
Em resumo: o objetivo do Trade Marketing é vender mais e mais.
Toda empresa que possui PDVs deve fazer Trade Marketing para garantir que os produtos estejam devidamente expostos de maneira que faça sentido para o negócio e, principalmente, para os shoppers.
O QUE É MERCHANDISING?
É uma estratégia de marketing formada por um conjunto de ações, técnicas e materiais promocionais que tem por objetivo dar uma melhor e maior visibilidade aos produtos no ponto de venda (PDV) na intenção de despertar no shopper a vontade de adquirir os produtos. Podemos dizer que o Merchandising é “um braço do Trade Marketing”, pois muitas estratégias de TM são traçadas junto às de Visual Merchandising.
NA PRÁTICA, QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE TRADE MARKETING E MERCHANDISING?
Mesmo após entender o que é individualmente “Trade Marketing” e “Merchandising” é muito comum a dúvida sobre a diferença entre cada um ainda permanecer. Bom, como vimos agora há pouco, o Merchandising e o Trade Marketing são complementares e a melhor forma de colher resultados é justamente aplicando os dois em conjunto. Mas, respondendo ao questionamento:
A principal diferença entre o Trade Marketing e o Merchandising é que o TM foca no relacionamento comercial (seja da indústria com os distribuidores, seja dos distribuidores com os shoppers).
Já o Merchandising, determina a melhor forma para expor a mercadoria no Ponto de Venda e nos demais canais de venda, ou seja, foca mais na comunicação e divulgação.
A complementação entre essas duas estratégias se mostra mais claramente nos PDVs.
CONCLUSÃO
Faça o Trade Marketing do seu negócio com quem entende do assunto!
Oferecemos aos nossos clientes um mix de serviços que permitirão que seus objetivos sejam atingidos. Quer vender mais? Vamos fazer você vender mais — seja através dos nossos serviços em Trade Marketing ou em Comunicação. Nossa equipe de profissionais está pronta para traçar a melhor estratégia para o seu negócio operar em alta performance.
Dúvidas? Estamos à disposição! Entre em contato conosco.
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