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Saiba quais são as principais tendências da NRF 2023 para o setor de varejo

O ano de 2023 iniciou com novidades! É que em Nova York, os principais players do varejo no mundo se reuniram no NRF 2023 Retail’s Big Show, evento que aconteceu na segunda quinzena de janeiro e apresentou tendências sobre à indústria, comportamento do consumidor, ESG, marketing, internet das coisas, entre outras inovações.


Este é considerado o principal evento de varejo do mundo. E hoje, a NeoDuo entrega para você as principais tendências colocadas neste evento. Para o CEO do Market4u, Eduardo Córdova, os destaques de temas foram assuntos ligados à inteligência artificial, internet das coisas e experiência do cliente. Em entrevista ao Gazeta do Povo, ele explica melhor sobre o assunto.


“A tecnologia e a evolução nos trazem muitas soluções, mas existe muito o que aprender com o antigo, que não deve ser esquecido. Questões como facilidade para comprar, variedade de produtos para escolha, tratar o cliente como único, personalizar o atendimento e a jornada de compra, são critérios ‘antigos’ mas que também moldam as tecnologias do futuro”, explica.


TENDÊNCIAS PARA O VAREJO EM 2023


Sustentabilidade

A gente já sabe que as empresas colocaram em prática o ato de se planejar para o ano seguinte. Neste ano, o evento apresentou resultados e práticas claras de ESG e sustentabilidade.


Segundo Córdova, as práticas ESG são uma das maiores tendências no varejo e ele ainda coloca que o consumidor “está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e comprando de empresas que tenham essa visão muito clara em seus negócios”


Mais pessoas, menos tecnologia

Sim, a tecnologia não para nunca e ela continua sendo uma aliada no crescimento econômico. Mas, em um cenário econômico mais complexo, entende-se que a tecnologia é fortíssima aliada na relação entre empresas e consumidores.


“A mudança nos hábitos de consumo é grande e dados nos mostram que o número de idas às compras aumentou, assim como a quantidade de dias da semana em que as pessoas vão ao mercado. Desta maneira, o mesmo cliente que vai presencialmente à loja também é o que realiza o pedido via aplicativo”, coloca Eduardo Córdova.


Mídia

Tudo está migrando para o digital, não é? Mas, as lojas físicas ainda são excelentes pontos de divulgação. “Por meio do contato presencial, é possível oferecer experiências únicas para os clientes, com campanhas e ações de marketing personalizadas para os pontos de venda”, pontua o CEA.


Conforto do Lar

Por outro lado, temos aqui essa tendência apresentada, a experiência migrada para o lar. “É perceptível e faz parte da vida da maioria das pessoas hoje em dia, a vontade de estar no conforto do lar para fazer coisas que antigamente se fazia na rua como assistir um filme e realizar eventos. Essa visão do consumidor deve fazer parte da estratégia do varejo, pois cada vez mais é preciso entender o que as pessoas querem e estar onde elas estão”, finaliza.


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